domingo, 13 de maio de 2018

Noruega, país onde a desigualdade social não existe e a criminalidade é zero

O que faz da Noruega uma referência mundial em qualidade de vida? Riquezas naturais? Desenvolvimento? O povo?

 Em várias pesquisas, a Noruega é apontada como um dos melhores lugares do mundo para se viver. E é com muito trabalho e a descoberta de uma riqueza incalculável em petróleo e gás que o país tem construído essa fama invejável.

 No ranking mundial da felicidade, está entre os cinco mais felizes. E de acordo com dados de desenvolvimento humano da ONU, que medem a qualidade de vida de uma nação, o país tão moderno tem ficado em primeiríssimo lugar, nos últimos doze anos.

 Tanto na cidade quanto no campo, o estilo de vida norueguês é confortável, porém simples, sem ostentação. O custo de vida é altíssimo, mas a Noruega é uma das nações mais igualitárias do planeta. Quase não existe diferença entre os maiores e os menores salários.

 A produção de uma família que tem uma pequena propriedade rural na região, fica exposta em uma loja sem ninguém para atender. Quando chega gente, é só escolher o produto e se realmente vai comprar, tem um telefone à disposição. É só chamar. Tudo tão tranquilo, tão honesto, que as pessoas deixam os produtos à vontade, para quem quiser escolher.

 Assim que atende a ligação, dona Othild sai da casa dela, nos fundos da propriedade, e vai até a loja encontrar o cliente. No local ela vende as especialidades da casa: iogurte e queijos orgânicos.

 A equipe do Globo Repórter segue a dona da fazenda até o estábulo onde estão as vacas leiteiras.
Aos 58 anos, dona Othild é incansável e não para um minuto. A rotina é pesada, mas ela diz que para descansar basta olhar ao redor. “Eu cresci na cidade. É bom, mas eu gosto daqui. Tenho espaço, ar fresco e pouco barulho… é muito melhor.

Fonte O Globo.

Nenhum comentário: