quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Porque a bebida alcoólica na Noruega é tão cara?

Primeiramente quero dizer ao leitor que eu estou trabalhando com uma hipótese, isto quer dizer que é um pensamento lógico do porque a bebida alcoólica é tão caro no país nórdico.

A Noruega é um país tradicionalmente cristão, todavia atualmente por mais que uma boa porcentagem de sua população diga que é luterana (igreja evangélica), a porcentagem de frequentadores de cultos é de apenas 6% da população, logo não podemos afirmar que a questão do álcool conter um alto tributo é meramente religiosa, como por exemplo nos EUA da década de 20 que foi proibido a venda de cerveja em um estado americano, pois a população e os políticos eram  adeptos do pensamento evangélico fundamentalista (proíbe seus membros de consumir álcool). Ora os luteranos também não são  fundamentalistas.

Então a questão do alto tributo está relacionado a saúde publica e a acidentes de automóveis bem como a violência doméstica e social. O governo da Noruega para ter um sistema de coesão social, tributa elevadamente todos os produtos que fazem mal a saúde, pois sabe que estes produtos irão causar problemas nas pessoas que irão procurar o eficiente sistema público de saúde do país, que é gratuito.

Uma outra explicação pode estar voltado para a questão de segurança e violência, uma vez que o alcool sendo caro é pouco consumido, isto causa menos problemas de violência seja ela doméstica ou então social, uma vez que as pessoas com uma condição financeira não tão favorável (algo incomum na Noruega, pois praticamente toda a população tem um bom bem estar econômico), irá consumir em excesso.


Nenhum comentário: