Das quatro universidades norueguesas, a mais antiga é a de Oslo, a capital. Foi fundada em 1811, encontrando-se então o país sob dominação dinamarquesa, e conta actualmente com cerca de 38.000 estudantes.
Organizada em 8 faculdades (Teologia, Direito, Medicina, Humanidades, Matemática e Ciências Naturais, Medicina Dentária, Ciências Sociais e Educação), e oferecendo formação em vinte áreas de estudo, a Universidade de Oslo integra 17 museus, 4 hospitais, uma estação biológica em Drøbak, uma estação ecológica de alta montanha em Finse, a Estação Arqueológica de Isegran, os Institutos Noruegueses de Roma e de Atenas.
Vasta é também a oferta de programas especiais para estudantes internacionais (1.100), destacando-se aqui: The Oslo Year Programme, que funciona como suplemento a cursos de língua e cultura norueguesa regidos em universidades norte-americanas; o Scandinavian Urban Studies Term (SUST) para estudantes universitários americanos com interesse particular pela Escandinávia; os cursos de um semestre para intercâmbio internacional de estudantes - em Humanidades, Direito, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Teologia; programas de Mestrado (Media, Democracia e Desenvolvimento; Cultura Viking e Cultura Medieval; Teologia; Medicina Dentária; Educação e Sociedade, Ciência e Tecnologia; Educação Especial). Entre muitos outros.
A universidade mantém uma extensa e intensa actividade internacional, tanto em termos de mobilidade docente como de estudantes, participando em mais de quarenta acordos bilaterais com organizações e redes internacionais.
Em termos de intercâmbio estudantil, no âmbito dos programas NORDPULUS (ver Millenium 12, Out. 1998, pp. 116-125) e SOCRATES/ERASMUS,registou-se um incremento forte nos últimos quatro anos, tendo a universidade acordos bilaterais com mais de 200 instituições europeias.
A Universidade de Oslo é membro da Rede de Universidades das Capitais da Europa (UNICA), uma organização que envolve 24 unversidades e que dá uma ênfase particular a políticas no âmbito de temáticas urbanas e de gestão universitária.
Fonte: www.ipv.pt/millenium/15_esf3.htm
Um comentário:
Que bom saber que a Noruega é um país que tem muitos recursos na área da Educação, e divide e compartilha isso com com precisa. Parabéns a esse País que estou conhecendo agora a somente duas semanas. Gostaria se Deus me permitir um dia, ser um destes muitos estudantes que chegam até ali para compartilhar de todo conhecimento e potencial que este país tem, e assim conhecer seu povo e sua cultura mais de perto.
Ana Tereza Piza Galucio Pinheiro
atpg1@hotmail.com
Postar um comentário